/Magazine
Bonifácil

Bonifácil

12-03-2022

Como combater as pragas mais comuns em plantas?

O sonho do jardim perfeito fica mais distante quando pragas se aproximam. Contudo, o problema tem solução e pode ser resolvido com alguns cuidados específicos.

Pulgões, fungos, formigas, cochonilhas, lesmas, caracóis, caramujos e lagartas são algumas das pragas mais comuns encontradas em jardins. O problema é normal de acontecer e com o cuidado certo, pode ser facilmente resolvido e devolver vida normal às plantas.

Já se a praga não for contida e eliminada, pode se espalhar e representar risco para a saúde do seu jardim.

Pensando nisso, separamos as pragas mais comuns em plantas e selecionamos alguns cuidados necessários para espantá-los dos seus vasos e canteiros.

  • Cochonilhas – são insetos sugadores que grudam nos caules e folhas das plantas. Eles aparecem por conta de uma deficiência de cálcio que prejudica o desenvolvimento dos jardins. É importante suplementar os fertilizantes com cálcio, pois normalmente eles não têm o nutriente na composição.

    Pode ser eliminado com inseticidas ou remédios caseiros como álcool isopropílico ou detergente aplicado nas plantas. As conchonilhas também podem ser combatidas com a aplicação de óleo mineral, canola ou azeite.

  • Pulgões - se parecem com um besourinho sem casca e preferem as partes macias da planta, como brotos, folhas novas, pétalas e botões. Adubos nitrogenados atraem pulgões, então use com cautela.

    Para combater os pulgões, o indicado é usar inseticida caseiro, plantas que afastam insetos ou produtos químicos próprios para jardinagem.

  • Fungos – surgem a partir do acúmulo de orvalho nas plantas durante o clima seco. Os fungos fazem com que flores, hastes e folhas adquiram um aspecto amarelado.

    A dica é usar bicarbonato de potássio que vai elevar o pH do ambiente diminuindo a acidez. Ambientes alcalinos inibem a germinação e diversos mofos e fungos.

  • Formigas – a maioria tem hábitos noturnos, então é importante ficar atento se estão mesmo cortando as plantas. As formigas nunca fazem furo, deixam as bordas das folhas cortadas de forma bem geométrica.

    Espalhar gergelim cru no vaso e perto do formigueiro e envolver os pés das plantas arbustivas com lã bem felpuda ajudam a conter as formigas. Usar formicida também é uma opção se não houver crianças, nem pets na casa.

  • Lesmas, caracóis e caramujos – aparecem nas plantas com maior concentração de água. A catação manual é uma alternativa para eliminar o problema. A solução para combater os moluscos pode ser com inseticida caseiro, predadores naturais, plantas que afastam insetos ou produtos químicos.

  • Lagartas – atacam as plantas normalmente durante o verão e dias mais quentes. As lagartas aparecem quando as plantas estão carentes em boro, um nutriente importante para as espécies. A catação manual e o uso regular de adubos farão com que as plantas fiquem mais saudáveis e consequentemente, não deixem espaço para pragas.

Nos próximos textos do blog, o Bonifácil trará mais dicas para você criar jardins incríveis e saudáveis.

Bonifácil

Bonifácil

Bonifácil conecta os melhores profissionais a clientes.

Deixe um comentário

Publicações Relacionadas

Categoria