Bonifácil
Você já deve ter ouvido falar que a fase lunar interfere diretamente no comportamento das marés, no nascimento de animais e até mesmo na melhor época para plantios, colheitas e podas.
Já na antiguidade se observava a influência das luas na agricultura e consequentemente no sucesso das mais variadas culturas.
Apesar de não existir nenhum estudo científico sobre o tema, jardineiros e agricultores conhecem como ninguém quais são as melhores fases para podar, de acordo com o calendário lunar.
As fases da lua são observadas há milhares de anos por povos indígenas, maias, egípcios e outros, regendo diversas decisões da vida em sociedade. É uma forma de conhecimento transmitido através dos séculos e acumulado por centenas de gerações.
Veja abaixo como cada fase lunar pode interferir no ciclo das podas e no desenvolvimento e saúde dos jardins:
Lua nova – nesta fase o satélite é quase imperceptível, já que se encontra atrás do sol. Nesta fase, os raios da lua diminuem, o que representa um ciclo de repouso para as plantas. Nesta fase lunar, as raízes e as folhas crescem lentamente.
Esta época é ideal para preparar o solo, canteiros, substratos, semear, plantar e iniciar cultivos. Podas drásticas devem ser feitas na lua nova, já que a seiva das espécies está prestes a brotar, sejam de galhos ou raízes;
Lua crescente – de acordo com o calendário lunar é nesta fase em que o satélite vai se aproximando da Terra e aumentando a pressão sobre ela. Este é o período ideal para o crescimento das plantas, uma ótima época para plantar sementes, já que o solo estará fértil com grandes movimentos de água.
Durante a lua crescente é indicado podar árvores doentes ou árvores frutíferas para aumentar seu rendimento. É uma fase para realizar enxertos e cultivar terrenos arenosos.
Bonifácil conecta os melhores profissionais a clientes.